A história da BMW – Bayerische Motoren Werke – começa no ano de 1916 com a fusão de dois fabricantes de Munique: a Rapp Motorenwerke e a Gustav Otto Flugmaschinfabrik.
Iniciam-se no fabrico de motores para aviões, derivando daí o seu emblema: uma hélice cortando o céu azul.
No ano de 1922 surgem os primeiros motores para uso terrestre, costruídos para os quadros dos motociclos Victória e para camiões.
Em 1923 surge o primeiro motociclo da marca, a BMW R32 que foi projectada pelo Eng.º Max Fritz. Foi estreada nos salões de Paris e Berlim nesse mesmo ano. Este primeiro modelo apresentava já um motor boxer de dois cilindros e transmissão secundária por eixo cardã.
É em 1928 que surge a BMW R62 com motor de 750 cc, permanecendo como moto de maior cilindrada da marca durante 45 anos.
Até 1970, altura em que a fábrica de produção dos motociclos se transferiu de Munique para Berlim, a marca bávara produziu motos únicas, de excelência e com uma personalidade muito própria que ainda hoje são cobiçadas pelos coleccionadores. É ainda neste ano que é introduzida a série /5, produzida para competir com as marcas japonesas.
Sempre que possível, irei apresentar modelos destas motos nestes posts!
Boas curvas!
2 comentários:
Boa noite! Obrigado pela visita e pelo comentário. Vou começar a frequentar este espaço apesar de não ter ainda nenhuma moto antiga. É sempre bom saber que existe mais alguem que partilha o gosto pelos classicos, de duas ou quatro rodas...Os VW tambem fazem parte do meu quotidiano, mas o tempo disponivel não permite "blogar" tudo. De qualquer forma, a partir de agora tenho mais um endereço na minha lista de contactos, e estou sempre disponivel para ajudar no que puder...Parabens e bom trabalho com essas máquinas!
Um abraço: Rui Tiago
Boa história, principalmente para leigos como eu ficarem a saber um pouco mais.
Enviar um comentário