A N O de 1 8 6 9
A mota foi inventada "simultaneamente" por um americano e um francês, sem se conhecerem e pesquisando nos seus países de origem. Sylvester Roper nos EUA e Louis Perreaux, do outro lado do atlântico, construíram um tipo de bicicleta equipada com motor a vapor no já distante ano de 1869.
Nessa época os navios e locomotivas movidas a vapor já eram comuns, tanto na Europa como nos EUA, e na França e na Inglaterra os autocarros a vapor já circulavam normalmente. As experiências para se adaptar um motor a vapor em veículos leves foram-se sucedendo, e mesmo com o aparecimento do motor a gasolina, continuou até 1920, quando foram abandonadas definitivamente.
Nessa época os navios e locomotivas movidas a vapor já eram comuns, tanto na Europa como nos EUA, e na França e na Inglaterra os autocarros a vapor já circulavam normalmente. As experiências para se adaptar um motor a vapor em veículos leves foram-se sucedendo, e mesmo com o aparecimento do motor a gasolina, continuou até 1920, quando foram abandonadas definitivamente.
Esta foi a primeira moto
O inventor da mota com motor de combustão interna foi o alemão Gottlieb Daimler, que, em 1885 e ajudado por Wilhelm Maybach, instalou um motor a gasolina de um cilindro, leve e rápido, numa bicicleta de madeira adaptada, com o objectivo de testar a praticidade do novo propulsor.A glória de ser o primeiro piloto de uma moto accionada por um motor (combustão interna) foi de Paul Daimler, um garoto de 16 anos filho de Gottlieb. O singular nesta história é que Daimler, um dos pais do automóvel, não teve a menor intenção de fabricar veículos motorizados sobre duas rodas. O facto é que, depois dessa máquina pioneira, nunca mais ele construiu outra, dedicando-se exclusivamente ao automóvel.
Onde fica o motor ???
O motor de combustão interna possibilitou a produção de motos em escala industrial, mas o motor de Daimler e Maybach, que funcionava pelo ciclo Otto e tinha quatro tempos, dividia a preferência com os motores de dois tempos, que eram menores, mais leves e mais baratos.
No entanto, o problema maior dos fabricantes de ciclomotores - veículos intermediários entre a bicicleta e o motociclo - era onde instalar o propulsor: se atrás do selim ou na frente do guidão, dentro ou sob o quadro da bicicleta, no cubo da roda dianteira ou da traseira!Como inicialmente não houve um consenso, todas essas opções foram adoptadas e ainda existem exemplares de vários modelos. Só no início do século XX os fabricantes chegaram a um consenso sobre o melhor local para se instalar o motor, ou seja, a parte interna do triângulo formado pelo quadro, norma seguida até os dias actuais.
No entanto, o problema maior dos fabricantes de ciclomotores - veículos intermediários entre a bicicleta e o motociclo - era onde instalar o propulsor: se atrás do selim ou na frente do guidão, dentro ou sob o quadro da bicicleta, no cubo da roda dianteira ou da traseira!Como inicialmente não houve um consenso, todas essas opções foram adoptadas e ainda existem exemplares de vários modelos. Só no início do século XX os fabricantes chegaram a um consenso sobre o melhor local para se instalar o motor, ou seja, a parte interna do triângulo formado pelo quadro, norma seguida até os dias actuais.
Ciclomotor de 48cm3
Primeiro modelo criado pela Honda, em 1948
A primeira unidade de produção
A primeira fábrica de motociclos surgiu em 1894, na Alemanha, e chamava-se Hildebrandt & Wolfmüller. No ano seguinte construíram a fábrica Stern e em 1896 apareceram a Bougery, na França, e a Excelsior, na Inglaterra. No início do século XX já existiam cerca de 43 fábricas espalhadas pela Europa. Muitas indústrias pequenas surgiram desde então e, já em 1910, existiam 394 empresas do ramo no mundo, 208 delas na Inglaterra. A maioria fechou por não resistir à concorrência. Nos Estados Unidos as primeiras fábricas - Columbia, Orient e Minneapolis - surgiram em 1900, chegando a 20 empresas em 1910.Tamanha era a concorrência que fabricantes de todo o mundo começaram a introduzir inovações e aperfeiçoamentos, cada um deles, tendo como objectivo máximo a originalidade.
Estavam disponíveis motores de vários tipos: de um a cinco cilindros, de dois a quatro tempos.
As suspensões foram sendo aperfeiçoadas para oferecer maior conforto e segurança.
A fábrica alemã NSU já oferecia, em 1914, a suspensão traseira do tipo monochoque (usado até hoje). A Minneapollis inventou um sistema de suspensão dianteira que se generalizou na década de 50 e continua sendo usada, hoje mais aperfeiçoada.
No entanto, a moto mais confortável existente em 1914 e durante toda a década era a Indian de 998cm3 que possuía braços oscilantes na suspensão traseira e arranque eléctrico, um requinte que só foi adoptado pelas outras marcas recentemente.
Em 1923 o motociclo inglês Douglas já utilizava os freios a disco em provas de velocidade. Porém, foi nos motores que se observou a maior evolução, a tecnologia alcançando níveis jamais imaginados. Apenas como comparação, seriam necessários mais de 260 motores iguais ao da primeira motocicleta para se obter uma potência equivalente a uma moto moderna de 1000 cm3. Após a Segunda Grande Guerra, observou-se a invasão progressiva das máquinas japonesas no mercado mundial. O Japão, fabricando motos com alta tecnologia, design moderno, motor potente e leve, confortáveis e baratas, causou o fecho de fábricas no mundo inteiro. Nos EUA só restou a tradicional Harley-Davidson. Mas hoje o mercado está equilibrado e com espaço para todo mundo.
Estavam disponíveis motores de vários tipos: de um a cinco cilindros, de dois a quatro tempos.
As suspensões foram sendo aperfeiçoadas para oferecer maior conforto e segurança.
A fábrica alemã NSU já oferecia, em 1914, a suspensão traseira do tipo monochoque (usado até hoje). A Minneapollis inventou um sistema de suspensão dianteira que se generalizou na década de 50 e continua sendo usada, hoje mais aperfeiçoada.
No entanto, a moto mais confortável existente em 1914 e durante toda a década era a Indian de 998cm3 que possuía braços oscilantes na suspensão traseira e arranque eléctrico, um requinte que só foi adoptado pelas outras marcas recentemente.
Em 1923 o motociclo inglês Douglas já utilizava os freios a disco em provas de velocidade. Porém, foi nos motores que se observou a maior evolução, a tecnologia alcançando níveis jamais imaginados. Apenas como comparação, seriam necessários mais de 260 motores iguais ao da primeira motocicleta para se obter uma potência equivalente a uma moto moderna de 1000 cm3. Após a Segunda Grande Guerra, observou-se a invasão progressiva das máquinas japonesas no mercado mundial. O Japão, fabricando motos com alta tecnologia, design moderno, motor potente e leve, confortáveis e baratas, causou o fecho de fábricas no mundo inteiro. Nos EUA só restou a tradicional Harley-Davidson. Mas hoje o mercado está equilibrado e com espaço para todo mundo.
Neckarsülm alemã de 1906
1 comentário:
Boa história!
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